Blog
26 de maio de 2022
Compartilhe:

Como escolher o melhor sofá para você

O sofá é a alma da sala de estar. E não basta apenas ser confortável, afinal de contas, ele também é um objeto de decoração. Por isso, as dezenas de funções que ele tem é um ponto muito importante para se pensar na hora de escolher o sofá perfeito.

 

Desde assistir a um bom filme na TV à delimitação do espaço da sala de estar, o sofá é muito mais do que apenas um móvel. Mas como escolher algo que é tão importante assim?

 

Continue a leitura e confira como não errar no momento de escolher um sofá para sala.

Atenção no ambiente em que o sofá ficará

 

Há uma diferença entre sala de estar e sala de TV e, por isso, é necessário ficar atento ao ambiente em que será utilizado. Além disso, é de extrema importância ter em mente o seu espaço.

 

Por exemplo, em uma sala de estar, é interessante sofás mais padrões e menos fofos, facilitando na hora do bate papo. Enquanto em uma sala de TV, os sofás retráteis são excelentes para garantir o conforto necessário para a hora do entretenimento.

 

Ou seja, sofá para sala de estar é melhor ser mais firme, enquanto o sofá para sala de TV pode abusar das comodidades que estão disponíveis no mercado. 

 

Outra dica importante é o tamanho do ambiente. Um conselho para não errar na escolha são os sofás de canto. Tanto uma sala de estar com sofá de canto como uma sala de TV com o mesmo sofá são boas opções. Afinal, são confortáveis e, ao mesmo tempo, garantem a praticidade que uma sala de estar pede. 

 

Qual é a sua necessidade?

 

Atualmente, existem dezenas de modelos de sofá no mercado e a escolha de um deles deve levar em consideração o local que será utilizado. Conheça alguns dos modelos:

 

  • Sofá reclinável ou retrátil: o sofá perfeito para descansar, esticar as pernas e deitar a cabeça. Ele permite uma expansão do assento e faz com que o encosto de cabeça deite. 
  • Sofá fixo: esse é o modelo mais tradicional, já que ele não se movimenta. Normalmente, é um sofá de 2 ou 3 lugares para a sala. Opção perfeita para a sala de estar.
  • Sofá cama: uma opção para quem deseja garantir um espaço a mais em caso de visitas ou que acredita que um sofá reclinável ainda não proporciona o conforto necessário. Para quem tem pouco cômodos na casa, é uma ótima escolha;
  • Sofá de canto: essa é uma opção para quem deseja acomodar mais pessoas, afinal, são sofás grandes. O sofá em formato de L costuma ser um sofá de 3 lugares para sala ou mais. 

 

Com todos esses formatos, vale a pena relembrar que, na hora da escolha, pense no tamanho que você deseja que o seu sofá tenha. O sofá fixo costuma ser menor, enquanto o sofá de canto ocupa um tamanho considerável. 

 

O tamanho do móvel será definido pelo espaço que você tem disponível para ele e ainda para não prejudicar a funcionalidade do ambiente. É recomendado que considere sempre um espaço mínimo de 60cm dos dois lados do sofá.

 

Além disso, a circulação entre os outros móveis não deve ser deixada de lado. Como exemplo, o sofá de dois lugares costuma ter 1,60m. 

 

Outra dica que você não vai querer ignorar: confira todas as medidas das portas, janelas, escadas, garagem, enfim, as medidas de todos os locais que o sofá passará antes de chegar ao destino final para que não ocorra nenhuma surpresa. 

 

Tipos de materiais de sofá

 

Além dos formatos, os materiais também são os mais variados. Na espuma do sofá, por exemplo, você deve considerar quem utilizará, pois o enchimento receberá um peso constante em cima dele. Entre os assentos, os mais utilizados são os D28 e D33. 

 

No caso do revestimento, ou seja, a estampa e textura, também é necessário analisar diversos fatores. Confira alguns modelos:

 

  • Suede: um dos mais utilizados e mais macios, porém uma opção que pode causar arrependimento para quem tem animais domésticos e crianças;
  • Corino e couro: são mais firmes e causam mais impacto pelo material que são feitos;
  • Lona: também uma das opções que pode ser considerada entre os mais duradouros e firmes;
  • Linho: entre as vantagens, vale destacar que o linho não amassa. É um ótimo sofá para quem busca algo macio;
  • Chenille: chama mais atenção pelo seu custo-benefício.

 

Decoração da casa

 

Agora que todos os detalhes técnicos já foram avaliados, foque na decoração do ambiente que vai receber o sofá. É sempre bom ornar os tons e proporcionar um ambiente harmonizado.

 

Por isso, determine com segurança a cor do tecido. Se o seu ambiente conta com paredes mais claras, uma sala de estar com sofá preto pode cair muito bem. 

 

Já para uma sala de estar com sofá marrom, as paredes em tons quentes mais escuros ou a paleta do verde são opções interessantes para criar uma sala com mais cores que, ainda assim, conversam entre si.

 

A sala de estar com sofá cinza pode ser bem mais ousada, já que o cinza é uma cor que combina com praticamente todas as outras, ou seja, perfeito para quem gosta de definir primeiro os móveis para escolher a cor da sala.

 

Além disso, hoje em dia está super popular os sofás coloridos, sem medo de errar. Normalmente, o maior temor é na hora de combinar com os outros objetos. A decoração de sala de estar com sofá azul pode ser mais focada em cores neutras, criando um ambiente que traga a sensação de paz.

 

Agora que você já tem todas as dicas que precisa para escolher um conjunto de sofá para sala de estar, basta entrar em contato com a ICEA Estofados, loja com sofás direto da fábrica e ainda muitos a pronta entrega! Comprar sofá para sala de estar nunca foi tão fácil.

 

Você pode conferir o catálogo online da ICEA e garantir o seu sofá hoje mesmo, na loja mais especializada do Brasil!

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!