Blog
27 de maio de 2021
Compartilhe:

Como escolher o sofá e a poltrona ideais para a sua casa

A decoração da casa pede atenção a detalhes que fazem diferença entre um lugar aconchegante e gostoso de ficar e outro que não permite que os moradores e visitas se sintam bem e confortáveis. E esse objetivo passa pela escolha certa do sofá, que é um dos móveis mais importantes do lar e determina vários pontos da decoração. Em paralelo, temos que saber escolher bem as poltronas que irão complementar o ambiente, pois elas também precisam acomodar bem as pessoas e evitar que a postura corporal seja prejudicada.

Sala com um sofá marrom

Por isso, nem sempre o preço é fator determinante para a escolha desses móveis. De acordo com os especialistas, é importante levar em consideração o critério UDCT para conseguir comprar o assento ideal. Mas o que é isso? Basicamente são perguntas que devem ser feitas para entender a real necessidade do cômodo que vai receber o sofá e da família. Para isso, responda sempre as seguintes perguntas:

  • Qual a usabilidade da sala?
  • Quais são as dimensões da sala?
  • Quais são as cores que compõem a decoração da sala?
  • A sala possui quais texturas?

 

Partindo desses questionamentos, a escolha do modelo ideal está mais perto do que você imagina. Em um segundo momento, vale considerar também se o sofá une duas características importantes: beleza e conforto. Nem sempre é possível ter os dois, mas isso também depende da usabilidade, como citado anteriormente.

 

O que considerar na hora de comprar um sofá

Sala de estar com um sofá marrom de 4 lugares

Cada modelo, seja um sofá reclinável ou rígido, precisa ter a cara dos donos, mas além disso é importante observar detalhes como: tamanho, proporções, cores, tecidos, tipos de almofadas e densidade. Tudo isso é determinante para que ele seja adequado e confortável para a sua casa.

Tecidos naturais e sintéticos, por exemplo, que não se adequem ao clima ou uma espuma muito densa ou mole demais podem minar o relacionamento com o móvel. E aí bate aquele arrependimento que, na maioria das vezes, não pode ser desfeito tão rapidamente.

Para não ter erro, os especialistas afirmam que o tipo de uso é o primeiro passo para uma escolha bem-feita. “Para um living, a profundidade tende a ser menor. Nas salas de televisão, o sofá geralmente é maior e ainda conta com um mecanismo retrátil e reclinável”, explicam.

O tamanho do sofá de canto ou até mesmo dos modelos mais clássicos também é outro ponto a se considerar. Muitas casas e apartamentos têm salas pequenas e nesses casos vale fazer a medição para que sobre 70cm de espaço para circulação em volta do sofá.

 

Para cada sala, um tipo de poltrona

sala de estar com uma poltrona colorida com listras na cor azul

Em paralelo a escolha do sofá, temos a definição de qual poltrona irá complementar a decoração. Aqui a regra é bem simples e também se limita a usabilidade do ambiente. Sua principal função dentro de casa é trazer charme ao ambiente e proporcionar aconchego aos convidados.

Para escolher corretamente o modelo, leve em conta o seguinte:

  • Sala de estar: pede uma poltrona mais firme e formal, priorizando a estética.
  • Sala de televisão: pede uma poltrona reclinável e confortável, bem ao estilo poltrona papai que vemos nos filmes americanos.
  • Sala de leitura: pede uma poltrona confortável que priorize a postura.
  • Sala de jantar: pede poltronas altas, firmes e sem braços.

 

Quando se tem um filho pequeno, outra opção muito bacana é investir em uma poltrona de amamentação. Afinal, a recomendação é que se amamente por pelo menos dois anos e como as mães passam um bom tempo sentadas para fazer isso, um modelo confortável e que acomode bem os braços é imprescindível.

A ICEA – Estofados & Colchões possui inúmeros modelos de sofás direto da fábrica, o que possibilita maior versatilidade e bom preço na hora de escolher seu móvel. Confira as opções disponíveis e faça sua encomenda hoje mesmo.

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!