Blog
16 de setembro de 2021
Compartilhe:

Como montar e decorar sua sala de estar?

Já ouviu aquele ditado que diz a primeira impressão é a que fica? Pois é, realmente faz muito sentido essa expressão. Claro que devemos ter cuidados com a decoração de toda a casa, desde a fachada do lado de fora até os cômodos do lado de dentro. Porém, esse cuidado deve ser redobrado quando se trata da decoração de sala de estar. Isso porque esse é um dos ambientes mais movimentados de uma casa, não só pelo fato dos moradores sempre passar uma parte do dia ali, mas principalmente por ser um ambiente que recebemos a visita de amigos e familiares para uma conversa ou um chá da tarde, por exemplo.

imagem de uma sala de estar decorada

É muito importante investir na sala de estar, saber bem como torna-la um ambiente agradável e bem receptivo, não só para as pessoas de fora, mas algo que seja a sua cara e do seu gosto. Como sabemos que é normal surgir dúvidas sobre o assunto, escrevemos esse artigo para te ajudar a entender melhor a como ter uma sala de estar decorada do jeito certo.

 

O que é necessário para ter uma sala de estar completa?

As duas primeiras dicas é saber as medidas certas da sua sala de estar, ter na cabeça o tamanho do espaço que você tem para utilizar, incluindo portas e janelas e também onde cada móvel e objeto serão colocados e qual é o espaço que tem para isso de fato.

Saber que se for uma sala de estar pequena, então não vai ser legal lotar de itens decorativos, o que pode passar a impressão de um ambiente menor do que é, mas se for uma sala de estar grande, então não precisa ter toda essa preocupação.  O ideal mesmo é fazer um planejamento e saber aproveitar bem esse ambiente da casa.

 

Planejamento e estilo de decoração

Quando falamos em planejamento é sobre saber o orçamento que você tem em mãos no momento para investir em uma decoração para sala de estar. Depois de ter feito isso, agora pesquise muito sobre o estilo de decoração que deseja, sobre os móveis, objetos e cores que queira aplicar na sua sala de estar.

Importante lembrar que todo esse planejamento deve ser feito pensado a partir dos seus gostos pessoais e algo que seja parecido com você, pois existem vários estilos, como o contemporâneo, clássico, algo mais minimalista, rústico, romântico e o casual. Por isso, não deixe de pesquisar muito viu? Essa é uma das dicas mais necessárias.

Lembrando que a sua cartela de cores deverá coincidir com a sua escolha de decoração, então pense bem em quais atenderão melhor. Isso vale tanto para a cor dos móveis, quanto paredes, por exemplo.

 

Leia também:
>>> Sofás de couro: mais elegância e sofisticação para sua sala

 

Escolha dos móveis

Depois de todas essas etapas, agora ficará mais fácil escolher os seus móveis na hora da compra. Aqui entra a escolha do sofá, televisão, estante ou painel, poltronas para sala de estar e mesinha de centro. Sempre levando em consideração o tamanho da sala e as medidas tiradas para cada um desses móveis. Não exagere, pois, o ambiente pode ficar pesado e o contrário de receptivo, afinal você não quer isso não é mesmo?

 

Escolha de itens decorativos e complementos

Chegou a hora de escolher os objetos que vão servir de complemento na sua decoração, aqui se encaixará o tapete da porta, tapete que fica entre os sofás, cortinas, quadros para sala de estar, plantas para sala de estar, lustre para sala de estar. Não deixe que nada disso fuja do seu estilo de decoração e nem em relação às cores.

Alguns desses itens não são necessariamente obrigatórios de se ter em uma sala de estar pequena, a maioria servirá para salas maiores.

 

Qual a diferença entre sala de estar e de jantar?

Algumas pessoas confundem a sala de estar com a sala de jantar, algo bem comum já que são bem próximas. A diferença é que a sala de estar é um ambiente de confraternização entre as pessoas da casa ou para receber visitas para conversar, tomar um café da tarde e até mesmo para um descanso breve ou para ler um livro.

Já a sala de jantar é totalmente voltada para um ambiente de confraternização em família ou com amigos para um jantar especial ou café da manhã, esse cômodo também é bem conhecido como copa e a maioria das casas tem. O ambiente geralmente fica ao lado da cozinha, justamente pelo seu significado.

 

Precisa decorar a sua sala de jantar? Veja algumas dicas

Imagem mesa berlim de seis lugares

As mesmas dicas que demos quanto a medir direitinho o tamanho do ambiente e saber ao certo o orçamento que você terá para os gastos, são válidos também para a sala de jantar.

Mas por ser um ambiente um pouco mais simples não é necessário se preocupar com todo um estilo para o ambiente, mas isso não quer dizer que não seja fundamental pensar que precise ter uma decoração harmônica. Até mesmo para deixar o cômodo mais aconchegante e atrativo.

O mais importante é pensar na mesa para sala de jantar, já que esse é o principal móvel que compõem o ambiente. Se for um cômodo pequeno, então opte por uma mesa de 4 lugares, agora se for um ambiente maior, então você pode optar por uma mesa de 6 lugares.

Agora que você já sabe os passos a passos para decorar a sua sala de estar e sala de jantar. Que tal conhecer melhor a loja Icea?  Temos muitas opções de mesas de 4 e 6 lugares para a sua sala de jantar e até mesmo se quiser improvisar e fazer junto com a sala de estar também. Não perca a oportunidade e venha escolher a melhor opção para a sua casa.

 

Leia também:
>>> Como decorar uma cozinha americana

>>> Como decorar o apartamento sem gastar muito

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!