Blog
4 de novembro de 2021
Compartilhe:

O que levar em consideração no momento de escolher uma poltrona?

A poltrona é um móvel que dá muito mais charme e elegância para a decoração de seu lar, seja à sala ou quarto. Mas é muito importante saber escolhê-la corretamente, para garantir um resultado bonito no ambiente.

imagem sala de estar com poltronas

Não sabe como escolher poltrona para sala ou quarto? Sem problemas! Aqui, você confere o que levar em consideração no momento da escolha, para comprar um modelo incrível. Acompanhe e coloque nossas dicas em prática!

 

Como escolher poltrona?

Na hora de escolher poltrona para quarto ou sala, é importante considerar alguns pontos essenciais que lhe ajudarão a acertar na compra. A seguir, informamos quais são eles:

 

Defina a finalidade da poltrona

Muitas vezes, a poltrona tem uma finalidade específica. É o caso da poltrona decorativa para sala, bem como do modelo para amamentação e da poltrona de leitura.

Cada uma dessas poltronas precisa ter características diferentes para atender plenamente sua finalidade. Por exemplo, se o móvel for meramente decorativo, não há restrições.

Caso seja um modelo de amamentação, é preciso que a poltrona ofereça espaço suficiente para a mãe amamentar seu pequeno sem grande dificuldade, conseguindo se sentar e levantar com facilidade.

Se for uma poltrona para escritório ou leitura, recomenda-se escolher um modelo confortável, mas com estrutura que suporte o peso do usuário por um longo período, para não ficar deformado.

Logo, é muito importante sempre considerar a finalidade do móvel antes de iniciar sua busca, o que ajudará a reduzir os modelos, procurando somente aqueles que atendem suas necessidades.

 

Medidas da área e da poltrona

Depois de definir a finalidade do móvel, é importante considerar detalhes técnicos. Neste caso, recomenda-se medir a área em que pretende deixar o móvel e comparar essas informações com as medidas da poltrona.

Dessa forma, elimina-se a possibilidade de comprar poltrona que seja muito pequena ou demasiadamente grande, ocupando mais do que o espaço inicial programado. Em situações assim, há o risco de garantir um resultado desproporcional, o que prejudica a decoração.

 

Estrutura da poltrona

Antes de fechar a compra da poltronas para sala de estar ou quarto, verifique como é a estrutura do móvel. O recomendado é que ela seja resistente, para suportar o peso do usuário sem apresentar deformações.

Mas como é uma estrutura resistente de uma poltrona? Ela deve apresentar algumas características pontuais! Uma delas é ter estrutura de madeira, que é um material que suporta uma boa quantidade de peso.

Outro detalhe a se atentar é a espuma da poltrona, afinal, é ela que garante o conforto do móvel. Recomenda-se que a espuma tenha densidade suficiente para suportar o peso do usuário.

Neste caso, as versões com densidade a partir de D28 são as mais indicadas para o assento. No braço e no encosto do móvel dá para garantir uma alternativa com espuma de densidade menor, uma vez que essas partes do móvel não suportam uma quantidade maior de peso.

 

– Leia também:
>>> Poltrona: como escolher a poltrona certa para sua casa?

 

Revestimento

O ideal é que o revestimento da poltrona seja de alta qualidade e resistente a danos. Na prática, isso significa que ele durará por muito mais tempo, permanecendo em bom estado ao longo dos anos.

Se for usar o móvel internamente, não há restrições quanto ao revestimento. Agora, se for colocar a poltrona na área externa, é importante se atentar a alguns detalhes.

Um deles é que o material do revestimento deve ser resistente a intempéries, como chuva e incidência direta de raios solares. Em ambos os casos, há a possibilidade de manchar o revestimento, danificando-o irreversivelmente.

Quer evitar esse tipo de situação? Escolha um material sintético ou mande impermeabilizar o tecido da poltrona, o que evitará problemas de manchas e preservará o móvel.

 

Detalhes decorativos

Além de ser um móvel funcional, a poltrona também é um complemento da decoração, ajudando a tornar o ambiente mais bonito. Por isso, é importante pensar e detalhes decorativos do móvel ao escolhê-lo.

Um deles é a cor! O ideal é que ela combine com o restante da decoração, o que ajudará a garantir harmonia visual. Neste caso, há duas opções, sendo uma delas optar por uma cor neutra, porque ela combina facilmente com tudo e é à prova de erros.

Nesse caso, é interessante escolher uma poltrona em tons terrosos, como o bege e marrom, ou ainda na cor off white, preto e cinza claro ou escuro.

Gosta de móveis coloridos e quer comprar poltrona com essa característica? Então, escolha uma tonalidade igual ou semelhante a outra que já é utilizada na decoração do cômodo.

Há, também, a possibilidade de comprar poltrona estampada, como as que trazem padronagens de flores, folhas e formas geométricas, garantindo um móvel irreverente e cheio de estilo.

 

Design da poltrona

imagem sala de estar com poltronas

O design é um detalhe interessante a ser considerado para garantir que combine com a decoração do cômodo. Um modelo à prova de erros é a poltrona com design clássico, que vai bem com decorações mais tradicionais.

Caso queira algo mais minimalista, escolha a poltrona com linhas mais limpas, retas ou suavemente arredondadas. Tal versão ajuda a dar um ar mais moderno para a decoração.

Se preferir um móvel com pegada retrô, a poltrona com pé palito é uma excelente alternativa! Prefira modelos com formas mais arredondadas e cores um pouco mais vibrantes.

 

Modelo de poltrona

Existem vários modelos de poltrona e um dos mais tradicionais é o clássico, que é uma ótima pedida se estiver procurando um modelo que vai bem com qualquer decoração.

Ainda há a poltrona reclinável e retrátil, que combina encosto reclinável e assento retrátil, ampliando a área de uso do móvel. Por isso, permite deitar-se na poltrona e ficar numa posição confortável, independente da atividade que realizará.

 

Comprar poltrona

Pensando em comprar poltrona online? A ICEA Estofados tem as melhores alternativas para seu lar! A loja conta com poltrona clássica, além de opções com revestimento de couro, reclináveis e com assento retrátil.

Todos os modelos são fabricados com materiais de alta qualidade, oferecendo beleza, resistência a danos e durabilidade. O melhor? A um excelente custo-benefício! Aproveite para conferir e comprar poltrona direto da fábrica para seu lar!

 

– Leia também:
>>> Como escolher o sofá e a poltrona ideais para a sua casa

>>> Sofás retráteis: mais conforto e beleza para sua sala

 

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!