Blog
8 de julho de 2021
Compartilhe:

Sofás retráteis: mais conforto e beleza para sua sala

Quando falamos de sofá retrátil muita gente acha brega, mas na realidade eles são charmosos, extremamente confortáveis, ótimos para uma noite de filmes com a família e amigos e super bonitos, trazendo um ar aconchegante para sua sala.

sala de estar com sofá retrátil

O sofá é o item mais importante da decoração de seu cômodo pelo fato de ele ditar o layout do seu espaço, assim como a funcionalidade que esse ambiente vai ter. Sem contar o fato de que uma sala de estar bem feita deve conter um lugar confortável para passar aquelas noites comendo uma pipoca e vendo televisão.

Mas afinal o que é sofá retrátil? É sinônimo de funcionalidade, é o sofá que move o encosto e o assento, garantindo um maior conforto. O encosto é reclinável, geralmente inclina cerca de 120° para trás e o assento se alonga, ou seja, puxando a parte debaixo, você consegue expandir a estrutura, dessa maneira, você consegue ficar deitado no seu sofá ou sentado mesmo e com as pernas esticadas.

Ele está disponível no mercado em diferentes formas, modelos e tamanhos, assim, você consegue optar por aquele que melhor se adequa às suas necessidades e ao espaço disponível em seu cômodo.

Bom, a respeito do tamanho que seu sofá retrátil pode ser, nós temos três opções, são elas:

  • Sofá retrátil 2 lugares: Geralmente deixada em espaços menores ou também em quartos de hóspedes.
  • Sofá retrátil 3 lugares: Já dá uma cama ótima para fazer uma festa do pijama.
  • Sofá retrátil 4 lugares: Perfeito para chamar toda a família e amigos para uma noite de filmes, já que tem espaço de sobra aqui.

Você tem a opção de escolher pelo jogo de sofá retrátil também, que assim como em jogos de sofá normal, ele vem para compor ainda mais seu ambiente, obviamente que essa é uma opção mais plausível para pessoas que tenham ambientes grandes o suficiente para acomodar o jogo de sofá.

E já aproveitando que estamos falando sobre jogos, abrimos uma brecha para falar do sofá de canto retrátil. Como você já deve imaginar, ele é um sofá em L, que tem a mesma função dos demais.  Ele dá um charme em salas que são mais amplas, mas são uma ótima opção para espaços compactos.

 

Qual o melhor sofá retrátil?

Bom, isso vai depender do espaço disponível que você tem para acomodar o sofá. Se você tem espaço o suficiente para ter um jogo de sofás retráteis, um de dois lugares ou de três lugares, até mesmo quatro ou se você tem espaço para um sofá de canto. É bacana fazer a escolha do tamanho do sofá, principalmente se ele for ficar na sala da sua casa, a partir de quantas pessoas moram nesta casa. Para pessoas que moram sozinhas ou apenas com o parceiro, o de dois lugares cumpre bem a função. Agora, se sua família for maior ou se você recebe visitas com frequência em sua sala, os sofás com mais lugares são melhores.

Independentemente de sua escolha, dá para você combinar com sua decoração e transformar seu cômodo num ambiente bem aconchegante e bem decorado. Afinal a estática desses sofás dá o que falar, um mais lindo do que o outro.

Para que você não erre na hora de comprar sofá retrátil, veja o espaço que você tem disponível, lembrando que esses sofás são mais largos do que os sofás tradicionais, aqueles que não se alongam, por esse motivo, eles precisam de mais espaço. Portanto e meça ele com uma trena, tire todas as medidas mesmo, para na hora que chegar na loja, você ir diretamente naquele que você precisa.

 

Leia também:
>>> 4 dicas para escolher o sofá ideal para sua casa

 

Qual o melhor tipo de sofá retrátil?

sala de estar com sofá retrátil

Outra pergunta que não tem resposta certa, como eu falei logo ali em cima, existem várias estéticas que você pode escolher. Esses sofás estão disponíveis em diversas cores, materiais, tecidos, estampas e tudo mais. 

A sua escolha vai depender do visual que você quer trazer para a sua sala, se é uma pegada mais simples e minimalista ou aquele bem fofinho que quando vê dá vontade de se jogar em cima e nunca mais sair.

Você também pode optar pela opção tecnológica que com a ajuda de um botão ele se reclina sozinho, assim como a opção manual, que obviamente vai sair mais em conta, mas aí você vê qual é sua prioridade, se é investir para ter um conforto a mais ou se é poupar mais um pouquinho de dinheiro.

Outra coisa que você pode dar uma olhada é como são as almofadas e o material em geral. Tem umas almofadas que são mais fininhas e mesmo assim confortáveis, outras que são mais gordinhas. A respeito do material, é possível escolher entre os tecidos e o couro, por exemplo. Essa escolha está diretamente ligada a limpeza e manutenção do seu móvel.

Entre os tecidos que são mais confortáveis, nós temos várias texturas de veludo, suede, e também o linho. Já o couro é uma opção perfeita para quem quer praticidade, para ser limpo, só é necessário um pano úmido e por não ser feito em tecido, ele não acumula poeira. Por essa razão é a melhor opção para pessoas alérgicas.

De qualquer forma, todos esses aspectos citados acima, são os que vão definir qual vai ser a estética de seu ambiente, por conta vale a pena gastar um tempinho para pensar em sua decoração e qual é o estilo que você quer trazer para seu cômodo. Uma escolha bem feita pode te render um ambiente digno de capa de revista.

Os sofás retráteis têm no geral um custo benefício pelo fato de basicamente serem dois móveis em um só, o sofá propriamente dito e uma cama, e quando tratamos de espaços pequenos ou ambientes que tenham mais de uma função, essa praticidade do sofá retrátil é o caminho. Além disso, você viu que as vantagens que ele oferece podem ser perfeitas para você. É por conta delas que esses sofás têm feito cada vez mais sucesso.

 

Leia também:
>>> Como saber se um sofá é de boa qualidade?

>>> Sofás de couro: mais elegância e sofisticação para sua sala

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!